Conectado por

Agronegócios

DATAGRO projeta déficit no mercado açúcar pelas duas próximas safras


Compartilhe:

Publicado por

em

O mercado global de açúcar deve enfrentar um cenário de déficit de oferta na safra 2018/19 na ordem de 1,58 milhões de toneladas. O resultado vem após um superávit de 7,54 milhões registrado em 2017/18. O dado foi divulgado hoje (30) pelo presidente da DATAGRO Consultoria, Plinio Nastari, durante a 18ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, realizada, em São Paulo (SP).

Na ocasião, o executivo também divulgou o primeiro balanço entre oferta e demanda para temporada 2019/20. As projeções da consultoria indicam um déficit ainda maior, de 7,51 milhões de toneladas.

De acordo com Nastari, o clima reduziu o desempenho da safra nos principais players mundiais, como por exemplo, a Índia. “Desde junho, as precipitações estão 7,5% abaixo da média histórica. As projeções de produção indicam 32,5 milhões de toneladas na safra 2018/19, ante uma previsão inicial de 35,05 milhões”. Para a safra 19/20, a DATAGRO estima uma produção de 29,0 milhões de tons, com as lavouras ainda sentindo o impacto das secas.

O clima seco também deverá impactar a produção no Paquistão, 6,4 milhões de toneladas (ante 6,8 milhões estimadas anteriormente) e na União Europeia, onde são esperadas 18,55 milhões de tons, contra 21,10 registradas na safra 2017/18. No bloco europeu, a falta de chuvas reduziu a produtividade das lavouras de beterraba em 10% na atual temporada.

Em relação ao cenário brasileiro para 2018/19, o executivo da consultoria projetou que a safra no Centro-Sul alcance 558,78 milhões de toneladas. O destaque mais uma vez vai para uma safra mais alcooleira, uma vez que são esperados 30,4 bilhões de litros de etanol (incluindo o biocombustível produzido a partir do milho), contra 26,4 milhões de toneladas de açúcar.

Nesse momento, as chuvas estão acima do esperado para as lavouras da região, o que, segundo Nastari, pode estender em até 15 dias a safra, reduzindo a fabricação de açúcar e por consequência aumentando a produção de etanol.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com